Esse projeto é para as séries inicias, mas pode facilmente ser adaptado para a Educação Infantil.
Tema: Literatura
Objetivos:
1. Incentivar o hábito de ler e o gosto pela leitura.
2. Propiciar a troca e o compartilhamento de idéias, opiniões e conhecimentos.
Troca de informações sobre livros de literatura e organização de um banco de dados com sugestões de leitura.
Site: BaseLeitura & EscritaDoce de Letra
Atividades - Livros no Celeiro
Atividades : Introdução - Apresentar o tema às crianças a fim de verificar o interesse.
Sensibilização do grupo para o projeto, relembrando as leituras feitas e lendo trechos de livros já conhecidos pelos alunos.
Dentro das "memórias bibliográficas": listagem dos livros lidos por cada aluno - através de visitas à biblioteca, consulta aos pais, colegas e professores. O ideal para esta atividade é estipular um número, mínimo e máximo de títulos, entre 10 e 30, para que o trabalho não se perca.
Organização das "Memórias" por faixa etária: livros lidos quando estavam na Classe de Alfabetização, na 1ª série, na 2ª etc.
Organização da turma em grupos de trabalho, para fazer um levantamento dos nomes dos autores e editoras de cada título e uma resenha de cada um. A resenha deve conter título, nome do autor e editora e um pequeno resumo da história, com indicação de faixa etária aproximada. Podem-se organizar as informações em fichas que fiquem à disposição, para consulta, numa caixinha ou nos próprios livros.
Troca de informações com a escola parceira, enviando as resenhas, e registro dos livros mais lidos e de títulos desconhecidos. É interessante que os alunos possam trocar mensagens individualmente comentando os livros e/ou autores, de acordo com seu interesse. Estes comentários também podem ser registrados nas fichas de cada livro.
Organização de uma "Ciranda de Livros", em que cada aluno deve levar para a escola alguns títulos de seu acervo pessoal, que ficarão disponíveis para empréstimo.
Elaboração de um mural de sugestões, com as resenhas organizadas por autor ou faixa etária ou mesmo por seções - os mais lidos, histórias clássicas, poesia, as mais belas ilustrações etc.
Avaliação do projeto, através de tabelas de empréstimos da biblioteca, registros em sala de aula e observações de pais, alunos e professores (ao longo do projeto e no decorrer do ano).
Atividades Complementares
1. Visita a bibliotecas públicas
2. Entrevistas com autores
3. Campanha de doação de livros
4. Organização de grupos de contadores de histórias
Dicas para os Professores
Aproveite o projeto para que seus alunos leiam, leiam muito: em grupos, sozinhos, com os pais, para outras turmas… Estimule sua curiosidade lendo pequenos trechos a cada dia, indicando temas de acordo com os interesses e outros títulos de um autor que tenha feito sucesso entre eles. A elaboração das resenhas é um excelente trabalho de redação e deve ser orientado de perto pelo professor, chamando a atenção para a necessidade de clareza das informações - é um texto informativo, para alguém que, teoricamente, não conhece a obra, mas, ao mesmo tempo, deve ser capaz de despertar no outro o desejo de conhecê-la. A revisão pode ser feita pelos alunos em grupos. Aproveite para trabalhar a matemática através de tabelas e gráficos de empréstimos de livros e leituras.
Algumas sugestões para estimular a leitura
• 1. O cantinho da leitura, que é extremamente importante nas classes educação infantil e ensino fundamental.
• 2. A construção de uma biblioteca ou mini-biblioteca pelos alunos, que pode dinamizar bastante o trabalho, uma vez que eles serão sujeitos ativos neste empreendimento, e seria interessante que juntos, alunos e professores, trabalhassem no processo de catalogação, arrumação dos livros. É importante ter diversos tipos de textos (jornalísticos, crônicas, científicos, bulas, publicitários, parlendas, adivinhas, cantigas, trava-línguas etc), assim como diferentes fontes (livros, revistas, jornais, periódicos, gibis etc). Uma sugestão bastante interessante é que os livros fiquem ao alcance das crianças, assim elas poderão interagir melhor com eles.
• 3. Sugerir que os alunos falem sobre o livro que leram ou escrevam a respeito dele são boas atividades, mesmo os alunos da educação infantil podem fazer isto, por meio de recontagem, leitura plástica (desenhar, pintar, esculpir), entre tantas outras.
• 4. Colocar em prática projetos como: pequeno escritor, onde os alunos podem construir seu próprio livro com suas próprias produções, organizar uma tarde de autógrafos ou receber a visita de um autor de uma obra trabalhada em sala de aula.
• 5. Produzir um jornal mural ou jornal impresso da própria escola, que é uma excelente orientação didática de socializar as produções na linguagem escrita.
Fonte: Construir Notícias e http://educandocomamor10.blogspot.com
http://ferramentapedagogica.blogspot.com
0 comentários:
Postar um comentário