A oração neutraliza qualquer força negativa.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

"Era uma vez..."

Era uma vez um menininho bastante pequeno,
Que contrastava com a escola bastante grande.

Uma manhã, a professora disse: Hoje nós iremos fazer um desenho. "Que bom!"- pensou o menininho. Ele gostava de desenhar leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos.

Pegou a sua caixa de lápis de cor e começou a desenhar.

A professora então disse: Esperem, ainda não é hora de começar!

Ela esperou até que todos estivessem prontos.

Agora, disse a professora, nós iremos desenhar flores. E o menininho começou a desenhar bonitas flores.

Com seus lápis rosa, laranja e azul. A professora disse: Esperem! Vou mostrar como fazer. E a flor era vermelha com caule verde. Assim, disse a professora, agora vocês podem começar.

O menininho olhou para a flor da professora E depois olhou para sua flor.

Gostou mais da sua flor, mas não podia dizer isso.

Virou o papel e desenhou uma flor igual a da professora.

Era vermelha com caule verde.

Num outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar livre,

A professora disse:

Hoje iremos fazer alguma coisa com o barro.

"Que bom"!!!, pensou o menininho.

Ele gostava de trabalhar com barro.

Podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes, camundongos, carros e caminhões.

Começou a juntar e amassar a sua bola de barro.

Então, a professora disse:

Esperem, não é hora de começar!

Ela esperou até que todos estivessem prontos.

Agora, disse ela, nós iremos fazer um prato.

Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos.

A professora disse: - Esperem! Vou mostrar como se faz. Assim, agora vocês podem começar.

E o prato era um prato fundo.

O menininho olhou para o prato da professora e depois par a seu próprio prato. Gostou mais do seu, mas não poderia dizer isso.

Amassou seu barro numa grande bola novamente e fez um prato fundo, igual ao da professora.

E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e fazer as coisas exatamente como a professora.

E muito cedo ele não fazia coisas por si próprio.

Então aconteceu que o menininho teve que mudar de escola.

Era uma escola ainda maior que a primeira.

Um dia a professora disse: Hoje vamos fazer um desenho.

"Que bom!"- pensou o menininho, Esperando que a professora dissesse o que fazer.

Ela não disse, apenas andava pela sala. Então veio até o menininho e disse: Você não quer desenhar? Sim, e o que nós vamos fazer? Eu não sei até que você o faça. Como eu posso fazê-lo? Da maneira que você gostar! E de que cor?

Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber o que cada um gosta de desenhar?

Eu não sei...

Então o menininho começou a desenhar uma flor vermelha com caule verde...

(Autora: Helen Buckley -Tradutor desconhecido)



Este texto, nos leva a refletir o quanto nós professores podemos estimular ou impedir a capacidade criativa de cada criança...Quantos de nós não carregamos bloqueios, em alguma área do conhecimento decorrentes de um mau professor?
Cabe ao educador transmitir a seu aluno confiança para que ele venha se expressar verdadeiramente e, tambem selicionando atividades de acordo com a idade e a maturidade dos seus alunos, pois quem melhor do que ele próprio para saber extamente que técnica proporcionará ao seu aluno. Essa analise e de suma importância, pois, caso sejam trabalhadas técnicas muito difíceis ou muito fáceis para certa idade, o resultado sera frustante tanto para o aluno como para o professor.

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